
O PT concebe o desenvolvimento sustentável como sendo a articulação do desenvolvimento social, ambiental, econômico, cultural, político e ético, na perspectiva da preservação da vida e dos recursos naturais para as gerações atuais e futuras. Signi!ca dizer que os ganhos e benefícios do desenvolvimento econômico devem ser apropriados por toda a população e não devem acarretar o desequilíbrio ecológico, ambiental ou destruir os recursos naturais.
Nesta seção, a ENFPT vai apresentar conteúdos importantes sobre esta temática:
Declaração final Cúpula dos Povos na Rio+20
Veja a Declaração final da Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental em defesa dos bens comuns, contra a mercantilização da vida.
Cúpula dos Povos: As bases para um novo modelo de desenvolvimento
A Fundação Perseu Abramo realizou o debate “A crise do capitalismo e a construção de um modelo de desenvolvimento justo e sustentável” no dia 21/6, durante a Cúpula dos Povos, com as participações de Rui Falcão, presidente nacional do PT, Marcio Pochmann, professor de Economia da Unicamp, ex-presidente do IPEA, Márcio Macedo, deputado federal (PT/SE), presidente da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e João Pedro Stedile, dirigente nacional do MST.
Cúpula dos Povos: Debate analisa crise do capitalismo e desafios da sustentabilidade
Promovido pela Fundação Perseu abramo em parceria com a Fundação Friedrich Ebert e realizado na manhã do dia 19/6, o debate “Direito ao desenvolvimento, crise econômica e políticas de sustentabilidade” reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir quais seriam, em tempos de crise internacional do capitalismo, os desafios a serem enfrentados por esquerda, governos e sociedade para o desenvolvimento com distribuição de renda e sustentabilidade.
Cúpula dos Povos: não há desenvolvimento se não for inclusivo
Realizado no dia 19/6, na Cúpula dos Povos, e promovido pelas fundações Perseu Abramo e Maurício Grabois, o debate “Os movimentos sociais e o desenvolvimento inclusivo com democracia e soberania nacional” tratou do esgotamento do modelo neoliberal, numa análise do momento de crise internacional em que é realizada a Rio+20.
Programas brasileiros de proteção socioambiental são elogiados pela ONU
As políticas de transferência de renda, ampliação dos serviços básicos na saúde e programas de incentivo à proteção ambiental, entre outras políticas sociais, formam o leque dos investimentos selecionados por países em desenvolvimento que garantiram a proteção social de seus cidadãos.
Dilma: Rio+20 traz o desafio de incorporar os direitos das mulheres à agenda sustentável
A presidenta fez a defesa da presença das mulheres dentro das iniciativas ligadas ao desenvolvimento sustentável.
Benedita da Silva defende ação das mulheres em políticas de inclusão social com desenvolvimento
Deputada do PT-RJ reforçou o discurso da presidenta Dilma na Rio + 20 e destacou o papel feminino nesta luta.
Cúpula dos Povos: Desenvolvimento só é sustentável com inclusão social – Entrevista com Pepe Vargas
Por Vinicius Mansur. Em meio às diversas abordagens presentes na Rio+20 sobre o que seria e como se caminha para o desenvolvimento sustentável, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, foi arguido, em entrevista à Carta Maior, sobre as perspectivas de o Brasil mudar seu modelo agrícola, no qual o monocultivo extensivo para exportação tem um grande peso.
Por um desenvolvimento sustentável inclusivo com democracia e soberania nacional
Leia a carta conjunta das direções nacionais do PT e do PCdoB relativa à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.
Rio+20: Sustentabilidade com as mulheres
Por Eleonora Menicucci. A Conferência Rio+20, essa janela de oportunidade única, se realizará em sua plenitude por meio de dois compromissos: o da inclusão social, como inegociável; e o da incorporação das mulheres como propulsoras do desenvolvimento sustentável.
Rio+20: Fernando Ferro defende transferência de tecnologia
O deputado Fernando Ferro (PT-PE), que integra a comitiva oficial da Câmara na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, avalia que não basta os países desenvolverem uma matriz energética limpa, já que é preciso também ampliar o acesso a ela.
Rio+20: O planeta tem futuro sem os erros do passado
Por Iriny Lopes. Da urbanização de favelas na África do Sul à erradicação da pobreza nos países do chamado Terceiro Mundo e soluções para as crise energética e de mobilidade nos centros mais avançados, tudo importa e afeta a todos os povos do Planeta.