s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Desenvolvimento Local Sustentável

Notícias

Rio+20: Video com Secretário de Meio Ambiente do PT

14 de junho de 2012

Por André Guimarães e Geraldo Ferreira, Fonte: Portal do PT                         

[[{“type”:”media”,”view_mode”:”media_large”,”fid”:”470″,”attributes”:{“alt”:””,”class”:”media-image”,”style”:”margin: 5px; border-width: 1px; border-style: solid; height: 315px; width: 560px;”,”typeof”:”foaf:Image”}}]]

 

O secretário nacional de Meio Ambiente do PT (SMAD), Júlio Barbosa, em depoimento ao Portal do PT, fala sobre a realização da Conferência Rio+20 e a questão do desenvolvimento sustentável.

“A Rio+20 tem tudo a ver com o papel da nossa secretaria, ela vai tratar do meio ambiente,  mas o componente que vai estar colocado é o desenvolvimento sustentável, tema que surgiu no primeiro debate nosso realizado 20 anos atrás na Eco 92. Nós da SMAD vamos aproveitar este momento e vamos fazer uma serie de debates importantes, primeiro porque estamos vivendo uma conjuntura diferente da de 92; em 92 nos estávamos com o mundo em crise, tinha acabado de cair o muro de Berlim, a historia do socialismo estava num debate muito forte e principalmente aqui no Brasil vivíamos uma profunda crise política”.

Barbosa comparou o cenário político e social da época da realização de Eco 92 com o atual.

“A rio +20 ira acontecer em um momento onde tudo que foi concensualizado na Eco 92 que gerou frutos, como exemplo a elaboração das agendas 21, tanto municipal, estadual e regional. Naquela época estava crescendo muito o desmatamento das florestas brasileiras, principalmente o desmatamento da floresta Amazônica e agora nós vamos realizar a Rio + 20 com o desmatamento da Amazônia que há dez anos atrás era 27 mil quilômetros quadrados por ano e hoje foi reduzido a sete mil quilômetros quadrados.  Isso ainda é muito para aquilo que nos nós queremos, que é um compromisso pro Brasil hoje.”

O titular da SMAD abordou também a importância de uma reflexão a respeito da implantação de um modelo de desenvolvimento ambiental para o planeta. Ele destacou a participação da Fundação Perseu Abramo e de toda a militância eco-socialista filiada ao PT nessa discussão.

“Nós vamos realizar um debate, onde nós vamos fazer uma profunda reflexão ambiental no Brasil e no mundo por um modelo de desenvolvimento sustentável que possa trazer grandes benefícios a todo planeta. Nós vamos fazer um debate também envolvendo todos os partidos de esquerda da América Latina e do mundo. Nestes debates todos, a Fundação Perseu Abramo é a principal articuladora deste processo e também vamos aproveitar o momento e fazer uma discussão entre toda a militância eco-socialista que também é filiada ao PT. Então nós temos que aproveitar a Rio +20, que vai ter na Cúpula dos Povos pra fazer um profundo debate sobre qual é o verdadeiro modelo ideal para de fato implementar aquilo que chamamos hoje de economia verde, que é o principal ponto do debate”.

Júlio Barbosa fez uma convocação à militância e dirigentes para que participem das atividades na tenda do PT.

Confira aqui a programação da Tenda

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *