s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Desenvolvimento Local Sustentável

Notícias

Programa Cidades Sustentáveis

24 de maio de 2012

A Rede Nossa São Paulo participará da Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em diversas atividades. Haverá apresentações do Programa Cidades Sustentáveis durante a Cúpula dos Povos e em encontros e fóruns realizados em paralelo por organizações da sociedade civil e governamentais. A RNSP também participará do painel Cidades Sustentáveis e Inovação, durante os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável.  Clique aqui e confira a programação. (Fonte: Portal do Programa)


O Programa Cidades Sustentáveis, coordenado pela Rede Nossa São Paulo, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. São grandes os desafios e, para sermos exitosos em ações que contribuam com a sustentabilidade, será necessário o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos.

Para isso, o Programa oferece, entre outros:

  • Plataforma Cidades Sustentáveis, uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão publica, em 12 eixos temáticos, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural;
  • Indicadores gerais associados aos eixos da plataforma;
  • Indicadores básicos que farão parte dos compromissos de candidatos(as) e prefeitos(as);
  • Casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência para a melhora integrada dos indicadores das cidades.
  • Os(as) candidatos(as) a cargos executivos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta Compromisso. Com isso, os signatários eleitos deverão estar dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.

Em dezembro de 2011, o PT subscreveu a carta compromisso do Programa.

Resolução da CEN sobre adesão ao Programa Cidades Sustentáveis
Nós do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, assumimos o compromisso de mobilizar os(as) candidatos(as) a prefeito(a) para assinarem a Carta Compromisso abaixo e adotarem o Programa Cidades Sustentáveis; e os(as) candidatos à vereadores(as), caso eleitos, a adotarem a Plataforma Cidades Sustentaveis, como guia de sua ação parlamentar. Clique aqui para continuar lendo a reportagem no Portal do PT.

Em março deste ano, durante o seminário “O modo petista de governar”, realizado pelo PT paulista, o Programa foi ofertado ao partido.
Clique aqui para ler a reportagem no portal do Programa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *