Relato da Atividade: Em 15/06/2024 ocorreu a reunião de lançamento da pré-candidatura à vereadora da delegada Maria Nysa. O evento contou com a participação de filiados do PT de várias cidades do Estado do Paraná (presencialmente e à distância), dentre os quais parlamentares federais, estaduais e municipais, além de assessores e autoridades regionais, além de membros da federação e simpatizantes. A organização de tarefas do evento foi muito bem planejada pelas companheiras e companheiros, razão pelo qual o sucesso do evento foi evidenciado.
A estrela do evento foi a companheira Delegada Maria Nysa. Ela é vegana, antifascista e consciente de ser classe trabalhadora na área da Segurança Pública. Nascida em São Paulo capital, foi advogada por 10 anos antes de ser delegada de polícia. Exerce esta função há 16 anos. O trabalho policial proporcionou a aproximação com as pessoas nos momentos de maior dor, sofrimento e medo. E potencializou a dedicação à instrução da sociedade através de lives e palestras, participação em projetos e ações que acentuam a proteção e acolhimento de crianças e adolescentes (CAICAV) ao unir o atendimento policial com os atendimentos psicossocial, saúde, pedagógico e ações do Conselho Tutelar.
No enfrentamento à violência contra mulheres, lives, palestras, trabalho em rede de proteção e aulas no Curso de Formação de Defensoras e Defensores Polulares no IFPR desde o ano de 2020 na cidade de Paranaguá.
E Segurança Pública também é assunto de interesse municipal pois passa pelo reconhecimento dos Guardas Civis Municipais como policiais, sendo esta a proposta da PEC 57/2003.
A representatividade de mulheres nas Câmaras municipais e prefeituras precisa aumentar. O Brasil reconheceu o direito de voto à mulher apenas em 1932 e nem todas as mulheres poderiam votar.
A participação das mulheres na política é um poderoso instrumento na defesa da democracia, defesa dos vulneráveis (por idade, condição de saúde ou vulneráveis sociais / econômicos); mulheres na política podem enfrentar com mais eficiência todas as formas de racismo, lgbtquia+fobia, machismo e especismo (porque o veganismo também é uma escolha política e vai alcançar diversas áreas como Direitos Animais, Meio Ambiente, desenvolvimento humano, planejamento urbano, sistema de saúde e de Segurança Pública).
0 comentários