Blog da Escola do PT > Diário de Formação

O Papel da Política Habitacional na Adaptação das Cidades na Perspectiva da Justiça Climática

12 de dezembro de 2025 | Diário de Formação

Autor/a do Relato: Clair Helena Peixoto Oliveira dos Santos

Tipo/tema da atividade: Política Habitacional

Dias em que a atividade foi realizada: 19/11/2025

Quantos participantes essa atividade reuniu: 80

Cidade e estado foi realizada onde foi realizada: Belém do PARÀ COP30

Relato da Atividade:

A Pastoral da Moradia e Favela, a União de Moradia, Habitat e muitos lutadores e lutadoras pelo direito à moradia marcaram presença na segunda semana da COP30, em Belém.

Estivemos juntos na Plenária da Plataforma Mundial pelo Direito à Cidade, nas atividades Moradia Digna e Justiça Climática e Combatendo o Racismo Ambiental, com destaque para o caso da Vila da Barca, exemplo urgente de resistência frente às injustiças ambientais.

Também participamos da Marcha em Belém, somando vozes à luta por territórios dignos, justiça climática e políticas que respeitem as comunidades.

Seguimos firmes, construindo esperança e transformando realidades.

#DireitoÀMoradia #DireitoÀCidade #JustiçaClimática #RacismoAmbiental #COP30 #Belém #VilaDaBarca #LutaPorMoradia #JustiçaSocial

Resultados / Encaminhamentos:

Após os eventos realizados na COP30,A União Nacional por Moradia Popular vai intensificar o diálogo com diferentes Estados brasileiros para ampliar o debate sobre Regularização Fundiária e Moradia Digna. As trocas e articulações construídas em Belém reforçaram a urgência de conectar justiça climática, direito à cidade e políticas públicas capazes de enfrentar desigualdades históricas.

Ao levar essas discussões para diversos territórios, fortalecemos a participação de movimentos, lideranças comunitárias, gestores públicos e organizações que atuam diariamente na defesa do direito à moradia. Esses encontros têm contribuído para alinhar estratégias, identificar desafios comuns e promover soluções que considerem a realidade das periferias urbanas e das comunidades tradicionais.

“Sem Moradia Digna não há Justiça Climática”

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessar o conteúdo