Blog da Escola do PT > Diário de Formação
Devolutivo de diagnóstico da realidade local produzido na zona norte de Manausal

07 de agosto de 2024 | Diário de Formação
Autor/a do Relato: Terezinha Ribeiro Reis
Tipo/tema da atividade: Atividade Territorial
Dias em que a atividade foi realizada: 07/08/2024
Quantos participantes essa atividade reuniu: 09
Cidade e estado foi realizada onde foi realizada: Manaus-AM
1. Acolhimento pela equipe de facilitadores Na sede do PT, na sala de reuniões, essa atividade foi iniciada com as boas vindas dos facilitadores, onde a companheira Terezinha Reis fez uma breve exposição das experiências alcançadas por meio das atividades territoriais em Manaus. E o companheiro Lindemberg Rocha apresentou o roteiro da atividade, destacando os objetivos, o limite de tempo, os materiais disponíveis, etc. Na sequência, os participantes realizaram apresentação individual ressaltando histórico que motivou as candidaturas e propostas defendidas por eles nas eleições de 2024. Esse primeiro momento e as demais etapas foram coordenados pela companheira Marília Diógenes.
2. Palestra: Na sequência foi apresentada a palestra: “A importância do trabalho de base”, pelo companheiro Waldemir José, coordenador do programa de governo e representante do candidato do PT a prefeito de Manaus em 2024: Marcelo Ramos.
3. Leitura e debates sobre o diagnóstico: Nessa etapa, os participantes dispostos em circulo, acompanharam a leitura do diagnóstico, expondo na sequência, conhecimentos e vivências relacionados com a realidade identificada na zona norte de Manaus. Nesse momento os participantes revelaram suas compreensões acerca dos problemas e necessidades sociais, políticas e econômicas da cidade de Manaus. No término dessa etapa a companheira Terezinha Reis fez uma síntese das informações apresentadas pelos participantes. Disponibilizando tempo para a inclusão de mais informações necessárias.
4. Enceramento No término da atividade foi oferecido um lanche aos participantes, pelo PT. E após os agradecimentos a atividade foi encerrada.
1. Professor Miguel (candidato a vereador)
Iniciou sua fala elogiando o programa Nova Primavera e o diagnóstico realizado na zona norte de Manaus. Citando que esse levantamento serve de alerta sobre a importância que devemos dá aos problemas que afligem as pessoas e as soluções esperadas, que devem ser cumpridas.
E se comprometeu em analisar e considerar todos os problemas, desafios e soluções apresentadas no diagnóstico. E concluiu sua exposição firmando um compromisso, caso seja eleito, com a continuidade das atividades dos trabalhos de formação do PT.
2. Waldemir José (representante do candidato a prefeito pelo PT em Manaus-AM)
Iniciou dizendo que aprova e considera importante o diagnóstico, e que irá repassar as informações diretamente ao candidato Marcelo Ramos. E quanto ao trabalho de base, ele disse que essa é uma ação fundamental, que influencia no entendimento da abrangência dos problemas locais e desperta o interesse e a participação dos filiados e simpatizantes do PT.
Sobre os problemas citados no diagnóstico, Waldemir destacou a severa influencia dos detentores do capital, somada ao alcance das mídias, na criação de um circuito vicioso de comunicação que objetiva bloquear a mente das pessoas. E que essa união amplia a dominação, usando cotidianamente a comunicação como um mecanismo de imposição e controle de toda a sociedade, forçando a eleição de verdadeiros controladores desse sistema no meio político.
Afirmou que hoje o ambiente político encontra-se desacreditado, e que por isso o trabalho de base pode contribuir bastante, desfazendo as ideias do capitalismo e apresentando condições necessárias e úteis a luta contra a dominação e ganância em geral.
Destacou aspectos positivos do PT que esclarecem e impedem o avanço das mazelas criadas pelo capitalismo, principalmente quanto ao direito à participação direta das pessoas na realização dos programas de governo, deslocando a força do poder capitalizado para o poder popular, integrado aos interesses do povo, de forma sistematizada e não assistencialista.
3. Camila (candidata a vereadora)
Iniciou agradecendo e justificando o atraso, mencionando o papel e a importância do trabalho de base para as candidaturas e trajetórias de quem quer fazer a diferença no mundo político. Afirmou que o Nova Primavera é um espaço importante para a formação, e também uma ferramenta que vai ajudar a chegar à ponta, discutindo os problemas da cidade e também trazendo soluções.
Camila disse que nessa etapa territorial o Nova Primavera trouxe um diagnóstico, para os candidatos(as) terem uma melhor compreensão sobre como atuar nas eleições de suas vidas. E que se colocou a disposição porque quer lutar por melhorias na cidade de Manaus, seja propondo, criando leis ou fiscalizando a prefeitura. E que ela tem certeza que o diagnóstico irá auxiliar no diálogo com a base, facilitando a seleção e explanação dos programas do governo federal que atendem as necessidades do povo, e nesse processo, o legado do PT.
Últimos posts:
06 de agosto de 2024 | Diário de Formação, Nova Primavera
06 de agosto de 2024 | Diário de Formação, Nova Primavera
06 de agosto de 2024 | Diário de Formação, Nova Primavera
0 comentários