Organizando a Campanha Eleitoral do PT 2019

Organizando a Campanha Eleitoral do PT 2019

Roteiro Básico para Planejamento de Campanha

Nesta aula, apresentamos o roteiro básico para a Oficina de planejamento de Campanha. Na sequência, o roteiro detalhado, com exemplos e tabelas. Este roteiro básico pode ser utilizado para candidatos (as) ao executivo e ao legislativo.

Ações indispensáveis na Fase da Pré-Campanha 

  • Integração dos (as) participantes e apoiadores (as) do PT/aliados (as) nos municípios;
  • Montagem de uma coordenação municipal para a campanha eleitoral;
  • Estimular as coordenações municipais a fazer planejamento estratégico de campanha;
  • Definir as candidaturas de vereadores (as);
  • Incentivar os (as) pré-candidatos e pré-candidatas à vereança a fazer planejamento de suas campanhas;
  • Montar um calendário de eventos e momentos-chave da pré-campanha até o início da campanha (sempre atentando para as permissões e vedações da legislação eleitoral): por exemplo, conferência eleitoral do PT, convenções, confirmação de candidaturas, festas locais e regionais importantes, datas e prazos legais definidos pelo TSE;
  • Analisar as composições prováveis de alianças e realizar contatos, visando à construção de uma frente de partidos para a disputa eleitoral;
  • Montagem de diagnóstico de situação do município e da prefeitura e identificar temas relevantes para construir a proposta de mandato;
  • Levantamento de temas e programas de governo federal e estaduais que podem gerar impacto local 
  • Realização de Pesquisa de Opinião com vistas a levantar informação qualificada ainda na fase de pré-campanha
  • Iniciar levantamento de informações jurídicas e obter apoio especializado (caso necessário, utilizar a plataforma de acompanhamento disponibilizada pela ENFPT);
  • Iniciar organização da comunicação própria (publicações, reuniões, Internet) e planejar relacionamento com as mídias locais;
  • Definição de segmentos sociais estratégicos e de públicos por áreas geográficas e da articulação com eles;
  • Consolidar contatos e apoio com o PT no Estado, no âmbito federal e com cidades governadas pelo PT;
  • Mais perto dos meses da campanha, identificar áreas, locais e meios para viabilizar a propaganda eleitoral: terrenos e locais para placas e faixas, muros para pintura – buscar definir compromissos de cessão futura;
  • Levantar um orçamento preliminar para toda a campanha eleitoral;
  • Iniciar a montagem de uma Estrutura de Campanha, regionalização de comitês, apoios nos bairros, discussão e implementação preliminar de infraestrutura.