Curso online para Vereadores e Vereadoras do PT

168 students

O Curso online para Vereadores e Vereadoras do PT, preparado pela Escola Nacional de Formação, em articulação com a Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT, está organizado da seguinte forma:

Estrutura

O curso está dividido em quatro módulos de conteúdo – subdivididos em aulas – e módulos intermediários, nos quais há uma atividade proposta a ser realizada pelo vereador (a):

Módulo 1 – A Conjuntura Nacional está dividido em oito aulas, que abordam: a conjuntura nacional, a partir das resoluções do PT, incluindo a caracterização do governo Bolsonaro; o sentido do golpe de 2016 e da prisão de Lula; a campanha Lula Livre; o desmonte da previdência; os desafios para governos e parlamentares petistas; e as diretrizes e eixos conceituais comuns do Modo Petista de Governar e de Atuação parlamentar;

O Módulo 2 – Diretrizes do Modo Petista de Atuação Parlamentar e Funções Específicas dos vereadores e vereadoras do PT está dividido em oito aulas, que trazem os seguintes conteúdos: as diretrizes do Modo Petista de Atuação Parlamentar; as funções específicas de vereadores e vereadoras do PT; desafios de um mandato parlamentar petista; a relação entre bancada petista, executivo petista e o partido; o que é a proposta de mandato, quais são as suas características e como construí-la;

O Módulo 3 – Orientações técnicas para o trabalho legislativo está dividido em 8 aulas, que abordam: a participação na mesa diretora; tribuna, plenário e comissões; elaboração de proposições; instrumentos de democratização das atividades parlamentares; divulgação das ações parlamentares; roteiros para contribuir com a identificação de atores sociais e para realizar análise de conjuntura;

O Módulo 4 Orientações para a campanha eleitoral do PT está dividido em 7 aulas, que tratam do último ano de mandato, bem como do planejamento e organização de campanhas eleitorais.

O (A) vereador (a) só passará de um módulo para o outro depois de completar todo o estudo do módulo anterior e, ao final, realizar a atividade proposta nos módulos intermediários. E assim será sucessivamente, até o final do curso.

Metodologia

A ENFPT realizou uma consulta prévia aos vereadores e vereadoras, de modo que pudéssemos construir o curso à luz dos desafios que estes encontram no dia a dia da atividade parlamentar, bem como dos temas por eles e elas sugeridos.

Além disso, foram realizadas oficinas metodológicas sobre educação a distância, com a presença de especialistas no tema, o que nos permitiu avançar em um modelo de curso, cujos conteúdos, atividades e interações entre Escola e participantes se efetivam, integralmente, em uma plataforma online, exclusiva para filiados e filiadas no portal da Escola.

Do ponto de vista do conteúdo, o curso terá um texto principal, ao qual se incorporam links e remissões que direcionam o participante para documentos, cadernos de formação, balanços de governo, artigos, análises, notas, glossário, endereços eletrônicos, vídeos e outros materiais que permitam complementar e aprofundar o conhecimento sobre os temas abordados.

Além do texto, buscamos enriquecer o curso utilizando recursos visuais, tais como vídeos, infográficos, apresentações animadas, entre outros.

Conteúdos complementares

Vídeos e textos

Acervo/ Download dos conteúdos

Após estudar todos os módulos e realizar todas as atividades propostas, o participante terá acesso a todos os conteúdos do curso organizados para download. Somente quem concluir o curso terá acesso a esses materiais.

Glossário

Nesta área, o vereador e a vereadora encontrarão termos e conceitos importantes, que serão incorporados como links ao longo do curso, mas também poderão ser acessados separadamente.

Área de interação

A comunicação entre a Escola, a Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI) e os (as) vereadores (as) não se encerrará ao final do curso. Construímos uma área de interação online, no portal ENFPT, que se constitui em um canal permanente de diálogo com os e as parlamentares, para que estes possam sanar futuras dúvidas e solicitar orientações sobre os mais variados temas e desafios que enfrentam no seu dia a dia. Esse acompanhamento poderá ser feito individualmente, ou em grupos, de acordo com a necessidade. Além disso, poderá contar com o auxílio de colaboradores especialistas, com mediação de um/a integrante da equipe da Escola.

Para acessar a Área de Interação, clique aqui.

 


Dúvidas ou problemas para acessar o Curso? Siga este Tutorial ou entre em contato em cursovereadores@enfpt.org.br.


Instrutor

User Avatar Victor Amatucci

Gratuito