s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT > Artigos

Duas emendas ao texto

23 de agosto de 2021 | Artigos, Nova Primavera

Autor(a): Valter Pomar e Aylton Affonso, em nome dos militantes da tendência petista Articulação de Esquerda que estão participando do Nova Primavera

A tendência petista Articulação de Esquerda debateu e aprovou duas emendas ao texto base da conferência nacional de formação e educação política “Paulo Freire”, uma delas sobre o sistema nacional e outra sobre o conteúdo das atividades.

 

Sistema nacional de formação

A SNFP é a coordenadora geral do sistema nacional de formação; as secretarias municipais de formação são as responsáveis pela formação dos filiados; as secretarias estaduais de formação são as responsáveis pela formação dos quadros dirigentes municipais, com o apoio da Escola; a secretaria nacional de formação é a responsável pela formação dos quadros dirigentes estaduais e nacionais, com o apoio da FPA. Ou seja:

-quadros de base, secretarias municipais;

-quadros dirigentes municipais, Escola + secretarias estaduais;

-quadros dirigentes estaduais e nacionais, FPA + secretaria nacional.

 

Sobre o conteúdo das atividades

A ideologia dominante na sociedade brasileira é a ideologia da classe dominante. A luta pela libertação da classe trabalhadora inclui a luta por afirmar outra visão de mundo. O trabalho de formação política está à serviço da construção desta outra visão de mundo.

Esta outra visão de mundo exige que a classe trabalhadora compreenda o mundo a partir de seu ponto de vista, tirando os véus que encobrem aspectos fundamentais que marcam nossa sociedade, como o imperialismo, a exploração capitalista, a desigualdade social, as opressões de classe, raça, gênero e todas as formas de exploração e dominação.

Neste esforço de enxergar a sociedade do ponto de vista das maiorias sociais, a classe trabalhadora pode e deve se apoiar no esforço prático e teórico feito pelas gerações anteriores. Por isto, o Sistema Nacional de Formação Política do PT tem como um de seus objetivos fazer com que o maior número possível de nossos filiados e nossas filiadas, bem como simpatizantes e nossa base social próxima:

1. estudem o conhecimento acumulado e produzam conhecimento próprio sobre a história do mundo, da América Latina e Caribe, do Brasil, com destaque para as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras;

2. estudem o conhecimento acumulado e produzam conhecimento próprio sobre o funcionamento da sociedade brasileira, em particular a interrelação entre as diferentes formas de exploração, opressão e dominação: de classe, de gênero, de raça, de orientação sexual etc.

3. estudem o conhecimento acumulado e produzam conhecimento próprio sobre a classe trabalhadora brasileira e suas organizações, em especial o Partido dos Trabalhadores, seu surgimento, sua história, seu funcionamento atual e seus desafios;

4. estudem o conhecimento acumulado e produzam conhecimento próprio sobre a realidade onde atuam diretamente (estado, cidade, local de moradia, movimento social, espaços de cultura, atividades religiosas etc.).

5 .estudem os métodos científicos acumulados e desenvolvam métodos próprios de pesquisa da realidade;

A formação política desenvolvida pelo PT – partido de esquerda, socialista, democrático e plural – está aberta a todas as tradições comprometidas com a emancipação humana, como é o caso da pedagogia freireana, do marxismo e de suas diversas vertentes, das diversas correntes do socialismo, do comunismo, do pensamento libertário, da teologia da libertação, do feminismo, do antirracismo e do anticolonialismo.

Shares

O teor deste artigo é de responsabilidade de seu/sua ator/autora, e não necessariamente reflete a opinião da Escola Nacional do PT ou outra instituição do Partido dos Trabalhadores.

Últimos artigos:

Você sabe o que é uma Oficina Autogestionada?

Por se tratar de uma iniciativa que acontece no espaço virtual, a Escola oferece como infraestrutura: uma página no seu site, onde consta a agenda das oficinas inscritas; e uma página para inscrição destas oficinas, onde os oficineiros relatam a proposta da atividade e as referências bibliográficas para a sustentação do tema a ser desenvolvido.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *