A formação política é onde o Partido dos Trabalhadores se reencontra com sua história e projeta o futuro. Foi com esse espírito que o Curso de Dirigentes – Macro Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região Serrana reuniu quase 90 militantes em um dia dedicado à escuta, ao aprendizado e ao compromisso coletivo com a organização popular.
Promovido pela Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT), em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), o curso reafirmou a formação política como instrumento essencial de consciência crítica e fortalecimento partidário, especialmente neste momento decisivo para o país.
A abertura foi conduzida por Rose Gaspar, secretária estadual de Formação do PT Paulista, e Osvaldir de Freitas, diretor da ENFPT, que destacaram o papel estratégico da formação no fortalecimento do Partido e no trabalho de base no contexto pré-eleitoral.
A mesa contou com a presença de Katiele Felippe (secretária de Nucleação), Carlos de Almeida (coordenador da Macro), Juarez Estevão (presidente do PT de Taubaté), Amélia Naomi (vereadora de São José dos Campos), Isaac do Carmo (vereador de Taubaté) e João Alemão (secretário de Formação da Macro).
O curso foi conduzido por Marcelo Nascimento, da equipe pedagógica da Escola Nacional de Formação, com a presença de Renata Paranhos e Mayara Vieira, integrantes da Rede de Educadores/as Populares Formadores/as do PT.
Durante o encontro, as falas reforçaram o valor do conhecimento, da escuta e do respeito mútuo como fundamentos do trabalho de base, além da necessidade de dialogar com movimentos sociais, sindicatos e coletivos populares para fortalecer o projeto político do PT e ampliar sua presença nos territórios.
A atividade integra o Plano Nacional de Formação Política do PT, que tem como objetivo aprofundar o enraizamento do Partido nos territórios, fortalecer suas instâncias e preparar suas lideranças para os desafios do próximo período.
Formar para transformar. Organizar para vencer.

0 comentários