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Blog da Escola do PT > Diário de Formação

Roda de conversa sobre o Projeto Cívico Militar Nas Escolas do Estado de São Paulo

01 de julho de 2024 | Diário de Formação, Nova Primavera

Autor/a do Relato: Willians Alves Martins

Tipo/tema da atividade: Roda de conversa sobre o projeto cívico militar nas escolas do estado de São Paulo

Dias em que a atividade foi realizada: Dia 14 de Junho de 2024

Quantos participantes essa atividade reuniu: 15

Cidade e estado foi realizada onde foi realizada: Osasco

Relato da Atividade:

Educação cívica militar proposta pelo governo.
Osasco, o que observar.
Podemos fazer uma pequena análise sobre a proposta já aprovada pelo
governo estadual para a educação pública em São Paulo. A discussão do
modelo nos faz refletir o que leva uma proposta de ensino disciplinar as
nossas escolas, principalmente nas periferias dos municípios. O objetivo
narrado por autores, é que a proposta ajuda a tornar a escola mais eficiente
e com uma suposta melhoria do ensino, porém estes argumentos não
apresentam dados que comprovem esta melhora apontada.
Para começar vamos entender o que é um modelo cívico militar e uma
escola militar, pois não é a mesma coisa e não possuem a mesma estrutura.
As escolas militares são aquelas pertencentes às forças militares ou às
forças auxiliares – Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de
Bombeiros –, e podem ser federais, estaduais ou municipais. Nestes
colégios, toda estrutura, equipamentos e outros aspectos são geridos por
essas instituições, que definem as regras de conduta, vestimenta e demais
normativas internas.
Oferecem ótima infraestrutura, quadros profissionais com melhores salários e
uma forma de seleção do público que quer atender, através de processos
seletivos ou de obrigatoriedade de grau de filiação com membro das forças
militares, por exemplo. Com isso por natureza, já oferecem condições para
entregar resultados.
Escola cívica militar, não possuem as mesmas características. Nestes
colégios, é feita uma adaptação do sistema tradicional de ensino público.
Militares passam a ser responsáveis por todos os aspectos não letivos da
escola – organização, código de conduta, regras de comportamento,
segurança e atividades extraclasses. A estrutura física permanece a mesma,
com toda sua precariedade, o que muda é a gestão democrática. Aeducação deixa de ser um espaço de formação, exploração e vivência dos
jovens, para se tornar um modelo autoritário que desmonta toda educação

de pensamento crítico, e promoção de uma escola democrática em sua
vivência, além do respeito às diferenças.
O treinamento militar visa apagar as diferenças e criar um bloco único, não
só de condutas, como filas, maneiras de sentar, levantar, cruzar as pernas e
falar, no sentido de que eles querem apagar a individualidade do jovem. É
uma educação única e tão somente para obedecer e cumprir ordens. Dentro
de um projeto totalitário, a cidadania plena é aquele jovem que é apto para
cumprir ordens e executar o que lhe é mandado sem questionar.
Além de todo problema até aqui apresentado, temos também a questão de
um modelo militar trazer mais bullying, violência e perseguição a aqueles
jovens que não estão no padrão exigido no campo militar.
Importante refletir como este modelo capta o interesse de pais e mães, pois
ambos acreditam que este modelo pode ajudar na educação do jovem.
A palavra chave deste problema é “disciplina”.
Sim, os pais querem que na escola os jovens aprendam disciplina e este é o
carro chefe do modelo apresentado. Na esperança que na escola o jovem
venha a ser contido em suas ações transgressoras.
A falta de dialogo e um certo individualismo está no centro de um problema
das famílias brasileiras. Famílias não estão conseguindo administrar tempo,
trabalho, filhos e atenção.
A escola é lugar seguro, como uma continuação da creche, onde se espera
que o jovem saia alimentado, disciplinado e com algum conhecimento.Sabemos que não funciona, assim como não funciona uma escola pública de
tempo integral, porque infelizmente o modelo não possui estrutura física e
pessoal para apresentar sucesso.
O desafio é levar toda comunidade escolar a discutir o modelo, de forma
ampla e verdadeira. Envolver os próprios alunos na discussão e setores da
sociedade civil quanto ao problema.
A defesa da escola pública de qualidade, com estruturas físicas adequadas,
com acessibilidade e bons professores são necessários e urgentes. Uma
educação de pensamento crítico, humano e inclusivo. Com respeito à
criatividade juvenil e valorização da escuta ordenada, responsável. Uma
escola segura para todos e mais humana.
Dados importantes para implantação da escola cívico militar
O governo do estado de São Paulo indica dois critérios para que as escolas
sejam transformadas neste modelo, sendo elas: área periférica e também
com dados baixos do IDEB.
A comunidade escolar é consultada sobre a implantação, sendo importante a
gestão escolar promover esta consulta aos pais e corpo docente, também
tendo alguns representantes discentes.
Seguem os dados do IDEB Osasco para análise, não estão atualizados:
https://qedu.org.br/municipio/3534401-osasco
Os dados mesmo não atualizados mostram que o valor final está abaixo de
5, nos anos finais e no ensino médio.

Resultados / Encaminhamentos:

GRANDE SP OSASCO OSASCO ALCYR OLIVEIRA PORCIUNCULA PROFESSOR 35010728 10728 7 HORAS 2022 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO ALICE VELHO TEIXEIRA PROFESSORA 35010947 10947 9 HORAS 2020 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO ANTONIO CARLOS DA TRINDADE 35924040 924040 9 HORAS 2023 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO ANTONIO DE ALMEIDA JUNIOR 35038702 38702 9 HORAS 2021 URBANA AF
GRANDE SP OSASCO OSASCO ANTONIO PAIVA DE SAMPAIO CORONEL 35010807 10807 7 HORAS 2022 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO BENEDICTO CALDEIRA PROFESSOR 35010900 10900 PARCIAL PARCIAL URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO CLAUDINEI GARCIA PROFESSOR 35924039 924039 7 HORAS 2023 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO DIRETOR RICARDO GENESIO DA SILVA 35925627 925627 PARCIAL PARCIAL URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO FANNY MONZONI SANTOS PROFESSORA 35010820 10820 PARCIAL PARCIAL URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO FRANCISCA LISBOA PERALTA PROFESSORA 35010790 10790 9 HORAS 2020 URBANA AF
GRANDE SP OSASCO OSASCO FRANCISCO CASABONA PROFESSOR 35011113 11113 7 HORAS 2022 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO 35038738 38738 9 HORAS 2023 URBANA AF
GRANDE SP OSASCO OSASCO GABRIELA MARIA ELISABETH WIENKEM IRMA 35910442 910442 PARCIAL PARCIAL URBANA AF
GRANDE SP OSASCO OSASCO GASTAO RAMOS PROFESSOR 35038684 38684 PARCIAL PARCIAL URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO GLORIA AZEDIA BONETTI PROFESSORA 35010984 10984 PARCIAL PARCIAL URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO GRACILIANO RAMOS 35010996 10996 PARCIAL PARCIAL URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO HELOISA DE ASSUMPCAO PROFESSORA 35010923 10923 PARCIAL PARCIAL URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO JOAO BAPTISTA DE BRITO PROFESSOR 35010873 10873 9 HORAS 2021 URBANA AF
GRANDE SP OSASCO OSASCO JOSE GERALDO VIEIRA 35038647 38647 9 HORAS 2015 URBANA EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO JOSE JORGE PROFESSOR 35902755 902755 PARCIAL PARCIAL URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO JOSE MARIA RODRIGUES LEITE PROFESSOR 35010716 10716 7 HORAS 2023 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO JOSE RIBEIRO DE SOUZA PROFESSOR 35046620 46620 7 HORAS 2023 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO JOSUE BENEDICTO MENDES PROFESSOR 35011061 11061 7 HORAS 2021 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO LEONARDO VILAS BOAS 35011058 11058 9 HORAS 2021 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO LUCY ANNA CARROZO LATORRE PROFESSORA 35011149 11149 9 HORAS 2019 URBANA AF
GRANDE SP OSASCO OSASCO MARIA AUGUSTA SIQUEIRA PROFESSORA 35010844 10844 9 HORAS 2018 URBANA EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO ORLANDO GERIBOLA PROFESSOR 35046619 46619 7 HORAS 2022 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO PAULO FREIRE EDUCADOR 35923096 923096 7 HORAS 2021 URBANA AF-EM
GRANDE SP OSASCO OSASCO ROSA BONFIGLIOLI

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