Hoje, celebramos o 102º aniversário de nascimento de uma das personalidades brasileiras mais influentes e inspiradoras no mundo: Paulo Freire. Sua vida e obra continuam a iluminar o caminho da transformação social através da educação, um legado que permanece mais relevante do que nunca.
A Pedagogia do Oprimido
Paulo Freire, nascido em 19 de setembro de 1921, em Recife, é amplamente reconhecido por sua abordagem revolucionária da educação. Sua obra “Pedagogia do Oprimido,” publicada em 1968, desafiou as estruturas tradicionais de ensino e defendeu uma abordagem centrada no estudante, na libertação e na conscientização.
O teórico acreditava que a educação deveria ser um ato de diálogo e colaboração, capacitando as pessoas a compreenderem sua própria realidade e a trabalharem juntas para transformá-la. Ele encontrou na educação uma ferramenta poderosa para a emancipação, permitindo que as pessoas assumissem o controle de suas próprias vidas e se tornassem agentes de mudança em suas comunidades.
O impacto do estudioso transcende fronteiras e inspira educadores e ativistas em todo o mundo. A “pedagogia freiriana” influencia inúmeras escolas, programas educacionais e movimentos sociais com ênfase na justiça social, na igualdade e na participação democrática na educação.
A Escola do PT celebra a vida, a obra e a atualidade do pensamento do mestre Paulo Freire, que continua inspirando e fundamentando a construção de nossos processos de formação política e educação popular, com suas metodologias e princípios pedagógicos libertadores.
Acreditamos que a educação é a chave para uma sociedade mais justa, e seguimos o exemplo de Paulo Freire ao impulsionar os militantes a se tornarem sujeitos conscientes e engajados em seus territórios de atuação.
O legado de Paulo Freire é fonte de inspiração para todos e todas nós, que acreditamos no poder da educação como uma ferramenta de transformação!
Quadrinho Comemorativo disponível
No dia do aniversário de Paulo Freire (19 de setembro), o Instituto Paulo Freire disponibiliza o Quadrinho Comemorativo – “Paulo Freire – 102º Aniversário de seu Nascimento”.
Esta iniciativa do Instituto Paulo Freire – México, com coordenação do professor Arturo Ornelas Lizardi e ilustrações de Ivanevsky, oferece uma visão única e cativante da vida e do legado de Paulo Freire. Para ler o quadrinho, acesse este link.
Assisti uma palestra do Paulo Freire em 1996 em Cajamar em um encontro do mesmo com Professores(AS) da região,nunca mais esqueci suas opiniões e conceitos políticos ,sociais e Educacionais; Ele disse;- Não existe Professor e Aluno,mas existe o Professor Aluno e o Aluno Professor;os dois aprendem um com o outro; disse também, (É dever de todo Educador estimular e despertar no Educando a Conciência Política Partidária,porque a tranformação da Sociedade se faz através de um partido,e é a única forma democrática de assumir o Governo :
Assisti uma palestra do Paulo Freire em 1996 em Cajamar em um encontro do mesmo com Professores(AS) da região,nunca mais esqueci suas opiniões e conceitos políticos ,sociais e Educacionais; Ele disse;- Não existe Professor e Aluno,mas existe o Professor Aluno e o Aluno Professor;os dois aprendem um com o outro; disse também, (É dever de todo Educador estimular e despertar no Educando a Conciência Política Partidária,porque a tranformação da Sociedade se faz através de um partido,e é a única forma democrática de mudar o Governo :
Paulo Freire também falou da diferença da sua Metodologia com a Metodologia Formal; Paulo Freire(Pratica-Teoria-Prática)e a Formal(Teoria-Prática-Teoria), esta forma de educar utilizando o saber dos educandos,aprendi na prática com Frei Beto e Pedro Pontual os quais usavam e usam esta Metodologia até hoje: