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Roteiro Básico para Planejamento de Campanha

Nesta aula, apresentamos o roteiro básico para a Oficina de planejamento de Campanha. Na sequência, o roteiro detalhado, com exemplos e tabelas. Este roteiro básico pode ser utilizado para candidatos (as) ao executivo e ao legislativo.

A) CANDIDATURA MAJORITÁRIA ONDE O PT NÃO É GOVERNO, IDENTIFICAR PRINCIPALMENTE:

  • As características positivas de nosso(a) candidato(a);
  • Os nossos possíveis aliados na política e na sociedade organizada;
  • Como garantir a formação de uma boa chapa de vereadores(as);
  • Os nossos principais adversários e seus aliados na política e na sociedade;
  • Quantos votos serão necessários para ganhar e quantos votos esperamos conquistar;
  • Os principais problemas do município (a serem mais bem caracterizados em pesquisa) e realizações do governo municipal e as promessas da campanha de 2012 que não foram cumpridas;
  • As principais realizações do governo federal que poderão ser utilizadas em apoio a nossa campanha (a serem concluídas e/ou divulgadas);
  • Os principais problemas do governo federal em relação ao município e como poderemos neutralizá-los na campanha;
  • Os principais problemas do governo estadual no município e como poderemos neutralizá-los na campanha nos estados que
    governamos;
  • Os principais aspectos negativos dos(a) principais candidatos(a) adversários(a) a serem realçados, e como;
  • Os principais aspectos positivos dos(a) principais candidatos(a) adversários(a) a serem neutralizados, e como;
  • Os principais aspectos negativos da imagem de nosso(a) candidato(a) que necessitam ser neutralizados, e como;
  • Os principais aspectos positivos da imagem de nosso(a) candidato(a) que devem ser reforçados, e como;
  • Definição do núcleo central do discurso político eleitoral do(a) candidato(a) (a ser ajustado no curso da pré-campanha e da campanha);
  • Os principais atores relevantes da cidade (lideranças, setores, áreas), como se posicionam e as ações necessárias para mobilizá-los ou neutralizá-los;
  • Os apoios de lideranças do PT e de aliados externos ao município e como aproveitá-los;
  • As principais necessidades de infra-estrutura e de recursos do partido neste período;

 

B) CANDIDATURA MAJORITÁRIA ONDE O PT JÁ É GOVERNO, IDENTIFICAR TAMBÉM:

  • As principais realizações de nosso governo (a serem concluídas e/ou divulgadas);
  • As principais promessas da nossa campanha na eleição vitoriosa e o que de fato ocorreu (foram cumpridas, não foram por quê?);
  • Os principais problemas de nosso governo e como estes podem ser superado.

 

Ações indispensáveis na Fase da Pré-Campanha 

  • Integração dos (as) participantes e apoiadores (as) do PT/aliados (as) nos municípios;
  • Montagem de uma coordenação municipal para a campanha eleitoral;
  • Estimular as coordenações municipais a fazer planejamento estratégico de campanha;
  • Definir as candidaturas de vereadores (as);
  • Incentivar os (as) pré-candidatos e pré-candidatas à vereança a fazer planejamento de suas campanhas;
  • Montar um calendário de eventos e momentos-chave da pré-campanha até o início da campanha (sempre atentando para as permissões e vedações da legislação eleitoral): por exemplo, conferência eleitoral do PT, convenções, confirmação de candidaturas, festas locais e regionais importantes, datas e prazos legais definidos pelo TSE;
  • Analisar as composições prováveis de alianças e realizar contatos, visando à construção de uma frente de partidos para a disputa eleitoral;
  • Montagem de diagnóstico de situação do município e da prefeitura e identificar temas relevantes para construir a proposta de mandato;
  • Levantamento de temas e programas de governo federal e estaduais que podem gerar impacto local
  • Realização de Pesquisa de Opinião com vistas a levantar informação qualificada ainda na fase de pré-campanha
  • Iniciar levantamento de informações jurídicas e obter apoio especializado (caso necessário, utilizar a plataforma de acompanhamento disponibilizada pela ENFPT);
  • Iniciar organização da comunicação própria (publicações, reuniões, Internet) e planejar relacionamento com as mídias locais;
  • Definição de segmentos sociais estratégicos e de públicos por áreas geográficas e da articulação com eles;
  • Consolidar contatos e apoio com o PT no Estado, no âmbito federal e com cidades governadas pelo PT;
  • Mais perto dos meses da campanha, identificar áreas, locais e meios para viabilizar a propaganda eleitoral: terrenos e locais para placas e faixas, muros para pintura – buscar definir compromissos de cessão futura;
  • Levantar um orçamento preliminar para toda a campanha eleitoral;
  • Iniciar a montagem de uma Estrutura de Campanha, regionalização de comitês, apoios nos bairros, discussão e implementação preliminar de infraestrutura.
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