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Principais ações de organização de uma campanha

Ação: colocar em funcionamento a Coordenação de Campanha

Um passo fundamental para a campanha é a escolha de uma coordenação para os trabalhos. Para que uma campanha seja vitoriosa, sua coordenação deve ter unidade em sua linha política e nas decisões.

A coordenação é um grupo de trabalho que assumirá a responsabilidade pelas ações estratégicas e pelos setores da campanha. Tem como papel orientar, apoiar e acompanhar de forma integrada as diversas atividades que são realizadas e garantir que as decisões tomadas sejam transformadas em resultados atingidos. É o grupo responsável por fazer acontecer, assessorar o (a) coordenador (a) de campanha nas resoluções dos problemas mais importantes e apontar temas e problemas relevantes que exijam a atenção do (a) candidato (a).

A coordenação deverá ter:

    • Um nível de organização e disciplina capaz de dar conta do objetivo principal que é vencer as eleições ou atingir o bom resultado almejado;
    • Deve ser enxuta para ter dinamismo, corresponder à realidade partidária e agregá-la, ser organizada de forma a cumprir todas as responsabilidades que a ela serão delegadas, incluindo o relacionamento com os partidos aliados e coligados;
    • As primeiras tarefas da fase de pré-campanha a serem realizadas pela coordenação são:
      • Debater as diretrizes estratégicas e fazer um planejamento para a campanha;
      • Preparar a militância e apoiadores;
      • Articular as alianças;
      • Organizar, a partir das decisões do planejamento, as equipes de trabalho, os responsáveis pelas ações, prazos e como será feito o acompanhamento dos trabalhos;
      • Ter presença ativa para completar a chapa majoritária e organizar a chapa proporcional;
      • Organizar os procedimentos para a definição e acompanhamento da agenda do (a) candidato (a);
      • Elaborar um primeiro orçamento para a campanha;
      • Deflagrar e levar a bom termo o debate sobre a Proposta de Mandato.


Ação: implantar Sede da Campanha

Serviços a serem garantidos pela sede ou escritório central da campanha: atendimento pessoal a militantes e simpatizantes, telefonia e registro de contatos e pedidos recebidos/realizados, assessorias, mala-direta, gestão de pessoal, controle do uso de patrimônio, transporte, equipamentos e cuidados da segurança (pessoas, documentos/informação).

Ação: montar proteção de nosso (a) candidato (a) e construir banco de dados com informações sobre os adversários

Preparar material para a defesa de possíveis ataques contra nosso (a) candidato (o) (ver Análise de Surpresas mais adiante nesta Aula). Paralelamente, montar banco de dados com informações relevantes sobre os adversários.

Ação: organizar e administrar a agenda

Numa campanha, tempo é o recurso mais democrático (todos os candidatos/as têm o mesmo tempo) e o mais escasso (uma vez que se não usarmos o tempo com eficiência, não temos como recuperá-lo). É o recurso mais complexo de administrar.

A agenda da campanha reúne o conjunto de atividades do (a) candidato (a), dos seus apoiadores e da campanha majoritária.

Cada atividade traz o risco do desgaste e perda de votos, ou na mesma medida, a possibilidade de ampliar a visibilidade e melhorar a imagem e perspectivas de votação. É preciso, portanto, firmeza na avaliação estratégica e empenho na organização para maximizar as possibilidades de sucesso nas atividades a serem realizadas. Ver conteúdo específico sobre Agenda, mais adiante, nesta Aula.

Ação: construir uma boa base de Informações sobre o município e coordenar a elaboração da Proposta de Mandato Participativa

É muito importante buscar informação sobre ações a partir dos programas e realizações dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma que podem trazer impacto sobre a campanha e constituir um arquivo geral de documentos e informações. Quanto à Proposta de Mandato, no primeiro momento, deve-se privilegiar a discussão sobre método de construção e prazos, uma vez que o conteúdo deve ser discutido pelas instâncias partidárias e aprovado pela convenção e partidos aliados (ver diretrizes, metodologia e instrumentos para elaboração da proposta de mandato na Aula 5 deste Módulo e na Aula 1 do Módulo 2).

Ação: implantar assessoria de imprensa

Deve-se cuidar da assessoria de imprensa cotidiana do (a) candidato (a), buscando: obter e manter canais abertos e apoio nos meios de comunicação, acompanhar o dia a dia dos jornais, emissoras de rádio e TV e endereços importantes na Internet; potencializar presença do (a) candidato (a) em todos os eventos de que participe; ampliar visibilidade do (a) candidato (a).

Ação: organizar e desenvolver a comunicação de campanha

Desenvolver e operacionalizar uma estratégia de comunicação, englobando a busca da consolidação de expectativa de vitória junto ao eleitorado e formadores de opinião; definição de diretrizes e produtos para imagem, marcas, símbolos, posicionamento, fases, slogans, jingles, visual de campanha, materiais diversos, organizar a agenda de eventos, encontros, debates com entidades e meios de comunicação, busca de apoios, apresentação de propostas etc.; cuidar de programa de rádio e TV; Outdoors.

Ação: implantar assessoria jurídica

A equipe responsável por assessoria jurídica deverá, basicamente, garantir trabalho cotidiano de pedidos de direitos de resposta; apoio à resolução de problemas originados da burocracia eleitoral e partidária; acompanhamento de processos de ataque e defesa do (a) candidato (a) e da campanha; registro de candidaturas e interposição de recursos; fiscalização de urnas, votação e apuração.

É importante conhecer as mudanças na legislação eleitoral. Para isso, a coordenação da campanha e os (as) candidatos (as) devem:

      • Ler atentamente as normas estabelecidas no Estatuto do PT e no Compromisso Partidário do (a) Candidato (a) Petista;
      • Preparar-se para o processo eleitoral, atendendo às exigências contidas na Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/97) e Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral;
      • Acompanhar diariamente o site do PT Nacional (www.pt.org.br), que divulgará as informações mais recentes a respeito das normas e Resoluções aprovadas pela instância nacional do Partido sobre a preparação do processo eleitoral;
      • Ler todas as Circulares das Secretarias do Partido e os Manuais com orientações jurídicas sobre os temas relacionados ao processo eleitoral (registro de candidaturas, propaganda, prestação de contas, fiscalização das eleições), que serão divulgados pelo Partido no decorrer do ano eleitoral.

Recomendação: Ver o manual com orientações jurídicas do PT no período de pré-campanha.

 

Ação: administrar a infraestrutura de campanha

A campanha necessita de alguém que atue no contato com fornecedores, para compras de materiais e serviços necessários, além de se encarregar da distribuição dos mesmos nos comitês e para os militantes.

Terá a preocupação de não deixar a campanha parar ou atividades não serem realizadas por falta de material de qualidade, cuidar de repor estoques, providenciar novas peças publicitárias, fazer contato com gráficas e tecelagens, comprar materiais de limpeza, cuidar de serviços como conserto de carro etc. Essa pessoa também precisa estar contatando militantes que possam fazer trabalhos voluntários ou mais em conta para a campanha (marceneiros, costureiras, pintores, jornalistas, publicitários, mecânicos, especialistas em informática).

Ação: organizar a mobilização de campanha

É uma das mais importantes ações de uma campanha. É por meio de uma mobilização bem organizada que a militância entra em contato direto com o (a) eleitor (a).

Além de atividades com os (as) candidatos (as), um conjunto de atividades pode e deve ser implementado para multiplicar a presença da campanha, exclusivamente com a militância.

As ações de mobilização mais utilizadas são: panfletagens, contatos, funcionamento de comitês em bairros, transporte, montagem de eventos, comícios, carreatas, produção e distribuição de materiais, garantir a produção e instalação de faixas, placas residenciais, pequenos materiais de divulgação, sempre cuidando para não ferir o que está previsto em legislação eleitoral e, assim, evitar multas e impugnações.

Ação: viabilizar financeiramente a campanha

Sugerimos que a coordenação de finanças de uma campanha seja formada por três equipes com pessoas diferentes: a) arrecadação, b) controle, contabilidade e prestação de contas; c) pagamentos. Devem ser pessoas de extrema confiança. A discrição e a organização são componentes fundamentais para atuação.

        • O (a) responsável pela arrecadação deve buscar captar recursos para viabilizar a campanha, com base nas diretrizes da Direção Nacional do PT e na legislação do TSE. Recursos financeiros são uma das fontes de financiamento da campanha. Doação de material, equipamentos e instalações físicas para comitês de campanha são outra fonte de financiamento.
        • O (a) responsável pelo planejamento financeiro tem como função controlar os recursos financeiros e sua contabilização. Com a nova legislação, o responsável pelo controle financeiro precisa agir em conjunto com o Comitê de Finanças do partido na prestação de contas.
        • O (a) responsável pelos pagamentos a fornecedores e pessoal tem como função organizar o fluxo de pagamentos, de forma a minimizar eventuais desgastes com fornecedores, provocados por problema de caixa.

Recomendação: É importante ver o manual de orientações sobre finanças de campanha do PT no período de pré-campanha.

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