Um passo fundamental para a campanha é a escolha de uma coordenação para os trabalhos. Para que uma campanha seja vitoriosa, sua coordenação deve ter unidade em sua linha política e nas decisões.
A coordenação é um grupo de trabalho que assumirá a responsabilidade pelas ações estratégicas e pelos setores da campanha. Tem como papel orientar, apoiar e acompanhar de forma integrada as diversas atividades que são realizadas e garantir que as decisões tomadas sejam transformadas em resultados atingidos. É o grupo responsável por fazer acontecer, assessorar o (a) coordenador (a) de campanha nas resoluções dos problemas mais importantes e apontar temas e problemas relevantes que exijam a atenção do (a) candidato (a).
A coordenação deverá ter:
Serviços a serem garantidos pela sede ou escritório central da campanha: atendimento pessoal a militantes e simpatizantes, telefonia e registro de contatos e pedidos recebidos/realizados, assessorias, mala-direta, gestão de pessoal, controle do uso de patrimônio, transporte, equipamentos e cuidados da segurança (pessoas, documentos/informação).
Preparar material para a defesa de possíveis ataques contra nosso (a) candidato (o) (ver Análise de Surpresas mais adiante nesta Aula). Paralelamente, montar banco de dados com informações relevantes sobre os adversários.
Numa campanha, tempo é o recurso mais democrático (todos os candidatos/as têm o mesmo tempo) e o mais escasso (uma vez que se não usarmos o tempo com eficiência, não temos como recuperá-lo). É o recurso mais complexo de administrar.
A agenda da campanha reúne o conjunto de atividades do (a) candidato (a), dos seus apoiadores e da campanha majoritária.
Cada atividade traz o risco do desgaste e perda de votos, ou na mesma medida, a possibilidade de ampliar a visibilidade e melhorar a imagem e perspectivas de votação. É preciso, portanto, firmeza na avaliação estratégica e empenho na organização para maximizar as possibilidades de sucesso nas atividades a serem realizadas. Ver conteúdo específico sobre Agenda, mais adiante, nesta Aula.
É muito importante buscar informação sobre ações a partir dos programas e realizações dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma que podem trazer impacto sobre a campanha e constituir um arquivo geral de documentos e informações. Quanto à Proposta de Mandato, no primeiro momento, deve-se privilegiar a discussão sobre método de construção e prazos, uma vez que o conteúdo deve ser discutido pelas instâncias partidárias e aprovado pela convenção e partidos aliados (ver diretrizes, metodologia e instrumentos para elaboração da proposta de mandato na Aula 5 deste Módulo e na Aula 1 do Módulo 2).
Deve-se cuidar da assessoria de imprensa cotidiana do (a) candidato (a), buscando: obter e manter canais abertos e apoio nos meios de comunicação, acompanhar o dia a dia dos jornais, emissoras de rádio e TV e endereços importantes na Internet; potencializar presença do (a) candidato (a) em todos os eventos de que participe; ampliar visibilidade do (a) candidato (a).
Desenvolver e operacionalizar uma estratégia de comunicação, englobando a busca da consolidação de expectativa de vitória junto ao eleitorado e formadores de opinião; definição de diretrizes e produtos para imagem, marcas, símbolos, posicionamento, fases, slogans, jingles, visual de campanha, materiais diversos, organizar a agenda de eventos, encontros, debates com entidades e meios de comunicação, busca de apoios, apresentação de propostas etc.; cuidar de programa de rádio e TV; Outdoors.
A equipe responsável por assessoria jurídica deverá, basicamente, garantir trabalho cotidiano de pedidos de direitos de resposta; apoio à resolução de problemas originados da burocracia eleitoral e partidária; acompanhamento de processos de ataque e defesa do (a) candidato (a) e da campanha; registro de candidaturas e interposição de recursos; fiscalização de urnas, votação e apuração.
É importante conhecer as mudanças na legislação eleitoral. Para isso, a coordenação da campanha e os (as) candidatos (as) devem:
Recomendação: Ver o manual com orientações jurídicas do PT no período de pré-campanha.
A campanha necessita de alguém que atue no contato com fornecedores, para compras de materiais e serviços necessários, além de se encarregar da distribuição dos mesmos nos comitês e para os militantes.
Terá a preocupação de não deixar a campanha parar ou atividades não serem realizadas por falta de material de qualidade, cuidar de repor estoques, providenciar novas peças publicitárias, fazer contato com gráficas e tecelagens, comprar materiais de limpeza, cuidar de serviços como conserto de carro etc. Essa pessoa também precisa estar contatando militantes que possam fazer trabalhos voluntários ou mais em conta para a campanha (marceneiros, costureiras, pintores, jornalistas, publicitários, mecânicos, especialistas em informática).
É uma das mais importantes ações de uma campanha. É por meio de uma mobilização bem organizada que a militância entra em contato direto com o (a) eleitor (a).
Além de atividades com os (as) candidatos (as), um conjunto de atividades pode e deve ser implementado para multiplicar a presença da campanha, exclusivamente com a militância.
As ações de mobilização mais utilizadas são: panfletagens, contatos, funcionamento de comitês em bairros, transporte, montagem de eventos, comícios, carreatas, produção e distribuição de materiais, garantir a produção e instalação de faixas, placas residenciais, pequenos materiais de divulgação, sempre cuidando para não ferir o que está previsto em legislação eleitoral e, assim, evitar multas e impugnações.
Sugerimos que a coordenação de finanças de uma campanha seja formada por três equipes com pessoas diferentes: a) arrecadação, b) controle, contabilidade e prestação de contas; c) pagamentos. Devem ser pessoas de extrema confiança. A discrição e a organização são componentes fundamentais para atuação.
Recomendação: É importante ver o manual de orientações sobre finanças de campanha do PT no período de pré-campanha.