Por onde começar
A partir da decisão de realizar um planejamento, deve-se preparar o processo:
Definir o grupo que irá participar – pessoas envolvidas no processo de decisão e execução.
Definir/ convidar uma pessoa para atuar como moderadora das oficinas de planejamento e irá construir o roteiro e fio lógico a partir dos objetivos pretendidos com o planejamento.
Agendar as oficinas, em dias e horário que todas e todos envolvidos possam participar, e com período de, no mínimo, 4 horas.
Preparar todo o material que será usado durante as atividades: os dados e informações disponíveis, instrumentos que poderão ser utilizados (como os que são sugeridos aqui), em material acessível, de fácil visualização e em quantidade adequada.
Disponibilizar informações para a participação nas reuniões como: o cronograma, seus objetivos, o material que será utilizado e o que mais for considerado relevante para uma participação com qualidade.
Reservar local agradável (sem barulho, com condições climáticas e infraestrutura adequadas e acomodações suficientes) e compatível ao número de participantes, não esquecendo de providenciar local com fácil acesso para pessoas com dificuldades de mobilidade (salas sempre em locais térreos ou com rampas ou elevadores).
Garantir logística necessária ao bom andamento das atividades, providenciando:
Cadeiras em número suficiente para acomodar a quantidade de participantes esperados;
Cadeira e local definido para a coordenação da reunião;
Mesa com cadeiras para quem vai receber os participantes e controlar as listas de presença;
Conjunto adequado de cadeiras e mesas se for trabalhar com mapas;
Painéis para exposição de mapas;
Equipamento de som (microfone e caixas) – se necessário
Registro da reunião – alguém para registrar as falas ou equipamento para gravação, para ter esse registro.
Equipamentos de projeção (projetor multimídia, tela de projeção – ou parede apropriada – pen drive e computador);
Cópias, para todos e todas participantes, dos materiais que serão utilizados e discutidos;
Formulário para registro do andamento da reunião (ata);
Formulários diversos a serem preenchidos;
Listas de presença impressas;
Cartelas para registro (ver detalhamento a seguir);
Papel madeira para registro da discussão e colagem das cartelas;
Lápis, canetas esferográficas, canetas hidrográficas;
Fita crepe;
Papel para anotações;
Equipamento para registro em fotografia ou filme (pode ser até aparelho de telefone celular)
Roteiro da atividade de planejamento
A pessoa responsável por conduzir a atividade de planejamento deve preparar um roteiro, a partir de informações obtidas com a coordenação ou responsáveis do grupo envolvido, por meio de uma entrevista ou uma reunião.
No roteiro deve constar o objetivo da atividade, resultados esperados, quem participa, os passos do planejamento, e as perguntas que deverão ser respondidas pelo grupo que planeja:
E de acordo com os objetivos da sua atividade de planejamento, no roteiro pode constar, entre outras, algumas ou todas as perguntas abaixo: