Você está aqui

Rio+20

Declaração final Cúpula dos Povos na Rio+20

Publicado em: 
27 Junho, 2012

Veja a Declaração final da Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental em defesa dos bens comuns, contra a mercantilização da vida.

Cúpula dos Povos: As bases para um novo modelo de desenvolvimento

Publicado em: 
27 Junho, 2012

A Fundação Perseu Abramo realizou o debate "A crise do capitalismo e a construção de um modelo de desenvolvimento justo e sustentável” no dia 21/6, durante a Cúpula dos Povos, com as participações de Rui Falcão, presidente nacional do PT, Marcio Pochmann, professor de Economia da Unicamp, ex-presidente do IPEA, Márcio Macedo, deputado federal (PT/SE), presidente da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e João Pedro Stedile, dirigente nacional do MST.

Cúpula dos Povos: Debate analisa crise do capitalismo e desafios da sustentabilidade

Publicado em: 
27 Junho, 2012

Promovido pela Fundação Perseu abramo em parceria com a Fundação Friedrich Ebert e realizado na manhã do dia 19/6, o debate “Direito ao desenvolvimento, crise econômica e políticas de sustentabilidade” reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir quais seriam, em tempos de crise internacional do capitalismo, os desafios a serem enfrentados por esquerda, governos e sociedade para o desenvolvimento com distribuição de renda e sustentabilidade.

Cúpula dos Povos: não há desenvolvimento se não for inclusivo

Publicado em: 
27 Junho, 2012

Realizado no dia 19/6, na Cúpula dos Povos, e promovido pelas fundações Perseu Abramo e Maurício Grabois, o debate "Os movimentos sociais e o desenvolvimento inclusivo com democracia e soberania nacional" tratou do esgotamento do modelo neoliberal, numa análise do momento de crise internacional em que é realizada a Rio+20.

Dilma: Rio+20 traz o desafio de incorporar os direitos das mulheres à agenda sustentável

Publicado em: 
25 Junho, 2012

A presidenta fez a defesa da presença das mulheres dentro das iniciativas ligadas ao desenvolvimento sustentável.

Cúpula dos Povos: Desenvolvimento só é sustentável com inclusão social - Entrevista com Pepe Vargas

Publicado em: 
25 Junho, 2012

Por Vinicius Mansur. Em meio às diversas abordagens presentes na Rio+20 sobre o que seria e como se caminha para o desenvolvimento sustentável, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, foi arguido, em entrevista à Carta Maior, sobre as perspectivas de o Brasil mudar seu modelo agrícola, no qual o monocultivo extensivo para exportação tem um grande peso.

Por um desenvolvimento sustentável inclusivo com democracia e soberania nacional

Publicado em: 
25 Junho, 2012

Leia a carta conjunta das direções nacionais do PT e do PCdoB relativa à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.

Rio+20: Fernando Ferro defende transferência de tecnologia

Publicado em: 
22 Junho, 2012

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), que integra a comitiva oficial da Câmara na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, avalia que não basta os países desenvolverem uma matriz energética limpa, já que é preciso também ampliar o acesso a ela.

Muito além da economia verde

Publicado em: 
15 Junho, 2012

Mais do que repensar as bases tecnológicas da economia contemporânea, é preciso repactuar a forma como as sociedades contemporâneas usam as bases energéticas, materiais e bióticas das quais depende sua reprodução. Segundo Ricardo Abramovay, essa repactuação passa por um debate social que apenas se inicia, e para o qual talvez a Rio+20 possa dar uma contribuição sobre os significados e os objetivos do crescimento econômico.

Páginas

Subscribe to Rio+20