Você está aqui

Em Pauta: Inflação

Salários: 84,5% das negociações no primeiro semestre têm aumento real

Em um cenário de baixo crescimento e inflação um pouco maior, as negociações salariais realizadas no primeiro semestre conseguiram resultados positivos, embora em ritmo inferior ao de igual período do ano passado, segundo pesquisa divulgada pelo Dieese, em agosto de 2013.

Transporte, alimentação e vestuário ajudaram a derrubar a inflação

A queda foi maior do que a observada pelo Índice de Preços ao Consumidor Brasil (IPC-BR), que mede a variação de preços de produtos e serviços para todas as faixas de renda e teve deflação de 0,17% em juçoh de 2013.

Em Pauta: Distribuição Funcional da Renda

Os economistas João Sicsú e Ernesto Salles analisam a distribuição funcional da renda: rendas do capital versus rendas do trabalho.

“Governo jamais deixará inflação ultrapassar meta”, diz Guido Mantega

Em entrevista publicada pelo jornal Brasil Econômico, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, desmontou mais uma vez os argumentos pessimistas e apostou que “o Brasil pode ter taxa de crescimento maior do que a economia mundial, pelo menos mais do que os países avançados”, afirmou

Dieese: Em 2012, 98,7% dos reajustes salariais ficaram acima ou iguais à inflação

Em 2012, ano de inflação um pouco mais alta e menor crescimento econômico, os acordos coletivos de trabalho tiveram 98,7% de reajustes salariais acima ou equivalentes à inflação medida pelo INPC-IBGE, segundo pesquisa divulgada pelo Dieese. Foi o melhor resultado da série histórica da pesquisa, iniciada em 1996.

Senadores petistas denunciam campanha pela alta dos juros

O noticiário alarmista sobre a suposta “disparada dos preços” e “descontrole da inflação” tem o claro objetivo de favorecer a retomada de uma política de juros altos, já praticada no Brasil e que só favoreceu à minoria que vive da especulação. “Com a o crescimento dos juros, alguns poucos conseguem ganhar fortunas da noite para o dia. Mas o prejuízo para a imensa dos brasileiros é enorme”, alertou o líder do PT, Wellington Dias (PI), em discurso ao Plenário. “Espanta essa torcida pela alta dos juros”, lamentou.

Blog do Zé Dirceu: Não tenham ilusões,nossos adversários querem é mudar o modelo e voltar ao passado

Não querem apenas subir os juros para reduzir a inflação. Até porque o dragão da maldade já dá sinais de recuo. Não nos iludamos, o que está em jogo é nosso projeto politico de desenvolvimento nacional e não apenas uma questão de política monetária e/ou da autoridade e autonomia do Banco Central.

Abrindo caminho

A presidente apontou três travas ao crescimento: taxas de juros, câmbio e carga tributária. É o tripé da trava, que não foi removido e sequer atacado pelo tripé meta de inflação, câmbio flutuante e superávit primário. Esse tripé morreu por não expressar mais a realidade a ser enfrentada pelo País como consequência da crise de 2008.

Do apagão ao tomate: a tentativa da conspiração midiática

Tentando formar um campo político de oposição ao PT e seus aliados para disputar as eleições de 2014, os setores de centro-direita da política brasileira junto com a mídia conservadora vêm buscando, nos últimos tempos, transformar várias versões em fatos políticos.

Retrocesso

Marca importante da presidenta Dilma Rousseff é a redução das taxas de juros. Essa política está sendo contestada pelo mercado financeiro e consultorias que dele dependem.

Páginas

Subscribe to Em Pauta: Inflação