Você está aqui

Modo Petista

-A +A

A construção do projeto democrático e popular para o Brasil marcou a trajetória do Partido dos Trabalhadores, foi o fundamento dos programas nacionais de Lula à presidência desde 1989 por meio dos quais discutimos com o país o seu destino. O programa democrático e popular do PT foi se construindo a partir do debate teórico, nas lutas populares e na ação institucional em três direções: social, nacional e democrática.

Essa construção política sustentou os dois de programas de governo do presidente Lula, contribuiu para o projeto de desenvolvimento levado a efeito em seus dois mandatos e esteve na base do programa de governo da presidente Dilma Roussef.

O programa democrático-popular se construiu também a partir das experiências do PT nos Executivos e Legislativos (parlamentos) dos vários níveis de governos (municipal, estadual e federal) e têm configurado o modo petista de governar e modo petista de atuação parlamentar.

O compromisso com a participação cidadã, com o controle social sobre as políticas e uma cultura democrática e transformadora na vida pública; com o desenvolvimento local sustentável como fator de geração de trabalho e renda e promoção da igualdade social; com a construção e desenvolvimento de políticas sociais universais de qualidade e a garantia de direitos; com uma gestão ética, democrática e eficiente; com a gestão democrática do território e a afirmação dos direitos: raça, gênero e orientação sexual foram se constituindo como eixos de nossa ação nos governos locais e referências em vários lugares do mundo.

Tomar essas experiências e políticas como referências para atualizá-las e resignificá-las - à luz das transformações realizadas no Brasil pelos governos de Lula e agora pelo governo da presidenta Dilma – são desafios para nosso partido.

Por essa razão o portal da Escola terá uma seção dedicada ao “Modo Petista”. Essa seção deverá facilitar a troca de informações, experiências e subsídios relativos às políticas e projetos para a atuação dos parlamentares e governantes petistas, especialmente os desenvolvidos em âmbito municipal. Essa seção do portal será elaborada em conjunto com a Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT.

A atuação local está vinculada à consolidação do projeto nacional do partido; as propostas petistas para as cidades não se fortalecem sem levar em conta as formulações nacionais e estas não avançam sem a ação política dos/as militantes em cada lugar.

A relação entre o projeto nacional, os projetos estaduais e locais merecerá grande atenção do PT nas eleições de 2012.

A indicação de textos, livros, sites, e o registro sobre as políticas e experiências desenvolvidas pelo partido em governos e parlamentos locais deverão alimentar de maneira constante a formação dos filiados e militantes e se constituirão em referências para os futuros cursos voltados aos parlamentares, governantes e gestores.