Você está aqui

EM PAUTA

EM PAUTA

MULHERES NA POLÍTICA E NA SOCIEDADE

O Partido dos Trabalhadores é pioneiro na defesa da participação feminina no PT e nos demais espaços de poder e direção do País. Exemplo disso foi a conquista da paridade de gênero, aprovada com comoção pela maioria indiscutível do partido no 4º Congresso Nacional do PT. Essa vitória garantiu que direções, delegações, comissões e cargos em funções específicas de secretarias sejam compostos por 50% de mulheres. Para homenagear essa e outras conquistas, além da luta histórica das mulheres, o Em Pauta traz uma edição especial no mês das mulheres, com artigos e notícias sobre a participação feminina na política e na sociedade brasileira. Confira!

Políticas públicas e combate ao preconceito marcam debates de Encontro de Mulheres

Com o objetivo de debater a importância do planejamento na administração pública, o modo petista de governar e legislar, além de conhecer e discutir os programas do Governo Federal que podem ser desenvolvidos nos diversos municípios brasileiros, a Secretaria Nacional de Mulheres realiza em Brasília o Encontro Nacional de Mulheres Eleitas pelo PT.

Plano Nacional define 103 metas e 415 ações para fortalecer papel feminino na sociedade

O Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que será lançado neste mês da Mulher, define 103 metas e 415 ações. A nova versão norteará o trabalho da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e parceiros estaduais, municipais, empresariais e da sociedade civil até 2015.

Livro Mulher e política: Gênero e feminismo no Partido dos Trabalhadores (disponível para download)

A organização feminista no PT ousou responder a uma questão freqüentemente colocada: a de construir o feminismo vinculado a um projeto político partidário. Buscou, portanto, enfrentar uma antiga debilidade da esquerda, que é objeto de debate permanente no movimento de mulheres.

Avanços e fragilidades no caminho da despatriarcalização do Estado

Há um intenso debate de avaliação do significado das políticas sociais dos governos petistas no movimento feminista em geral. Há também um reconhecimento de sua importância como resposta emergencial à pobreza. No entanto, é necessário problematizar essa avaliação a partir da complexidade do processo.
Foto: José Cruz/ABr

Dilma: Gesto de violência contra a mulher é gesto de violência contra a sociedade

A presidenta Dilma Rousseff destacou, no programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (18), a importância de se denunciar a violência contra a mulher, que ela classificou como um gesto de violência contra a sociedade.

Modelo de atendimento à mulher do Brasil será replicado em mais dez países

Serviço telefônico para denúncias de violência contra a mulher irá expandir seu atendimento para países da América do Sul, América Central e Europa.

Pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado 2010

A pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado realizada em 2010 pela Fundação Perseu Abramo, por meio de seu Núcleo de Opinião Pública, e em parceria com o SESC, apresenta a evolução do pensamento e do papel das mulheres brasileiras na sociedade.

Políticas públicas de gênero colocam o Brasil em destaque na igualdade entre homens e mulheres

Estudo da consultoria Booz & Company classifica o Brasil dentro do grupo de 42 países denominado "no caminho para o sucesso“ no ranking de países que mede o nível de igualdade entre homens e mulheres.

Mulheres petistas vibram com a aprovação da paridade de gênero para o Estatuto do PT

A reforma do Estatuto do PT aconteceu em clima de comoção na segunda noite (2) do 4º Congresso Nacional do PT e garantiu maior participação das mulheres na política. O Partido aprovou por maioria indiscutível a paridade de gênero, prevendo participação feminina de 50% na composição das direções, delegações, comissões e cargos com funções específicas de secretarias.

Cartilha Mulher Cidadã traz informações sobre os direitos das mulheres

A Lei Maria da Penha sancionada em 2006, pelo então presidente Lula, completará sete anos em agosto e tem levado um número cada vez maior de mulheres a denunciar casos de agressão.

Jornada Feminismo e a Organização das Mulheres Petistas

Publicado em: 
30 Novembro, 2011

Participantes da Etapa Nacional da Jornada sobre Feminismo e Organização das Mulheres PetistasConheça a estrutura da Jornada e veja os materiais utilizados na etapa nacional.

Ministra defende PEC que amplia licença-maternidade para todas as trabalhadoras

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, na próxima sexta-feira (8), a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, disse que o Parlamento brasileiro dará um passo à frente caso aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/07. O texto, que prevê licença-maternidade de 180 dias a todas as trabalhadoras do país, deve ser votado na tarde de ontem (5) pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Livro: Gênero, Patriarcado, Violência

Gênero, Patriarcado, Violência
Gênero, patriarcado, violência analisa este problema social, utilizando o conceito de patriarcado como elemento central para esclarecer o debate e abrir novas perspectivas de entendimento da questão. Heleieth Saffioti, uma das mais respeitadas estudiosas do assunto, nos proporciona um olhar instigante sobre a violência contra mulheres, mostrando como ela espelha também a opressão masculina.

 

Clique aqui e leia outros conteúdos selecionados sobre o tema.