Você está aqui

EM PAUTA

EM PAUTA

O Modo Petista

Desde 1982 o PT tem representação em Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas e Câmara de Deputados. Essas experiências, aliadas às práticas petistas em cargos executivos e à construção política do partido, constituem marca reconhecida de nossa contribuição ao avanço democrático no Brasil.
Nesta seção, a ENFPT vai apresentar conteúdos importantes sobre esta temática para as(os) usuários e usuárias do portal.

Conteúdos do curso para candidatos(as)

O curso para candidatos(as) 2012 possui uma seção específica sobre O Modo petista de Atuação Parlamentar. Clique aqui e assista ao video-aula com José Cavalli e lei os conteúdos preparadaos sobre este tema. (acesso restrito).

Leia como foi o chat sobre O Modo Petista de Atuação Parlamentar

Publicado em: 
2 Agosto, 2012

José Cavalli Junior (colaborador da ENFPT) conversou com as(os) participantes sobre o que é e como montar uma proposta de mandato; as diretrizes que devem nortear o Modo Petista; funções específicas de vereadores e vereadoras e outros temas.

O Modo Petista de governar traduzido em experiências

O seminário e exposição O modo petista de governar reuniu prefeitos/as, deputados/as, militantes e movimentos sociais para trocar experiências exitosas nas administrações municipais petistas no estado de São Paulo e os pontos que norteam essas ações de políticas públicas.

Livro: O modo petista de ação parlamentar

O partido tem o desafio de contribuir para qualificar a atuação dos(as) companheiros(as) para que possam responder às expectativas dos cidadãos que os elegeram ampliando sua participação política.

Livro: Governos estaduais: Desafios e avanços

Governos estaduais: desafios e avanços traz 17 textos sobre as experiências petistas em governos estaduais (Acre, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amapá), mostrando as inovações, os desafios e as dificuldades enfrentadas para realizar mudanças e democratizar o Estado.

Balanço do seminário sobre O Modo Petista (Porto Alegre, Maio/2012)

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Vitória (ES), João Coser, falou direcionado para quem quer ser assumir uma administração municipal. “Programa de governo tem a ver com a vida do cidadão. Tem que passar esperança e credibilidade”, disse ele.

Em pauta os desafios da previdência social

População cada vez mais velha desafia a Previdência Social, aponta procurador federal.

Respeito e cidadania postos em prática em Bagé

Bagé é o único município do Rio Grande do Sul e um dos poucos no Brasil a manter uma secretaria específica de políticas públicas para a pessoa idosa, a Semppi.

Uma década de saudade: Celso Daniel (1951-2002)

Leia artigo de Gilberto Alvarez Giusepone Jr., Giba publicado no portal do PT. "Foi de Santo André uma das primeiras experiências do Orçamento Participativo, do governo comprometido com a transparência pública, da ampla abrangência dos direitos sociais e, mais importante, da (des)inversão de prioridades que mais tarde caracterizaria seus governos".

Clique aqui e leia outros conteúdos selecionados sobre o tema.


Caso queira indicar um conteúdo para esta seção, por favor, envie um email para eol@enfpt.org.br com o ASSUNTO MODO PETISTA seu nome, função no partido (se tiver), cidade/estado e porque está sugerindo este conteúdo. É importante informar que nem todos os conteúdos recebidos serão publicados.