Você está aqui

EM PAUTA

EM PAUTA

COMBATE AO RACISMO

Publicado em: 
18 Outubro, 2012

O Partido dos Trabalhadores, nos últimos trinta anos, enfrentou a luta contra todas as formas de desigualdade e, nessa esteira, denunciou a desigualdade entre negros e brancos como uma faceta dos problemas sociais brasileiros. O PT foi o partido pioneiro com a criação da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo em 1995, ano do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares. A cada Encontro Nacional do PT essa luta ganhou maior visibilidade e, no VII Encontro Nacional (1990) a luta de combate ao racismo entrou nas resoluções nacionais não como um problema dos negros, mas como uma questão nacional a ser enfrentada por todos os petistas e segmentos sociais. Esse é um desafio para todo(a) brasileiro(a).

Artigo: 20 de Novembro, Dia Nacional Consciência Negra - por Rosana Souza e Rosane Silva

Nessa data, que marca a luta e as conquistas do povo negro do nosso país, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para falar diretamente com e sobre as trabalhadoras domésticas, categoria majoritariamente constituída de mulheres negras.

Marcha da Consciência Negra reúne 2 mil pessoas no centro de Guarulhos

Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram o feriado da Consciência Negra em Guarulhos

Prefeitos eleitos de Minas Gerais querem implementar políticas de igualdade racial

Um grupo de novos prefeitos visitou a SEPPIR na semana passada para conhecer as políticas que podem implementar em seus municípios.

Cida Abreu: Espaço de formulação que contribui para a formação da política racial no PT e no movimento social

Publicado em: 
31 Outubro, 2012

Secretária Nacional de Combate ao Racismo do PT fala sobre a importância da Fundação Perseu Abramo na formulação política e publicação das ideias políticas do Partido dos Trabalhadores e do que acontece no mundo; e sobre seu papel fundamental na formulação da 1ª Jornada Nacional de Formação para o Combate ao Racismo do PT. (Publicado em 30/01/2012)

A terra é nossa! - por C

Publicado em: 
31 Outubro, 2012

Por Cida Abreu
Os quilombolas vivem hoje momentos de muita expectativa. Afinal, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje pedido de anulação do decreto de regulamentação das terras quilombolas no país. (publicado originalmente em 04/2012 no Portal do PT)

Mulheres e negros são barrados em cargos de diretoria de grandes empresas, diz estudo

Apenas seis mulheres negras são executivas das 500 maiores companhias brasileiras. Cultura corporativa e falta de ações afirmativas são explicação para ausência desses segmentos da população nos cargos mais altos das companhias, diz Ethos

Livro: Racismo no Brasil Percepções da Discriminação e do Preconceito Racial no século XXI

Apresenta uma síntese da pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo sobre discriminação racial e preconceito de cor no Brasil

Em defesa das cotas raciais

Janete Pietá defende as cotas racias e responde à reação negativa apresentada no editorial da Folha de São Paulo.

Dilma: Lei de Cotas contribui para saldar dívida do Brasil com jovens pobres

A presidenta Dilma Rousseff disse que o decreto que determina a reserva de metade das vagas de universidades e institutos federais para alunos de escolas públicas, negros e índios contribui para saldar uma dívida histórica do Brasil com os jovens pobres. Leia mais sobre a declaração da presidenta a respeito das cotas.

Lei de Cotas resgata cidadania, afirmam parlamentares petistas

Os deputados petistas Fátima Bezerra (RN) e Luiz Alberto (BA) avaliaram positivamente a iniciativa do governo Dilma.

Brasil deve ter cotas raciais em concursos públicos até o fim do ano, diz ministra da Igualdade Racial

O Brasil pode ter cotas para negros em concursos públicos federais até o final do ano. Essa é a expectativa da ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luíza Bairros, que já iniciou negociações sobre o projeto no Ministério do Planejamento.

Mês da consciência negra: o debate necessário

Neste mês da Consciência Negra, a Fundação Perseu Abramo apresenta aqui uma coletânea sobre a igualdade racial e o preconceito, que permeia os vários aspectos cotidianos da população negra do Brasil. Confira também a entrevista exclusiva do Portal com o diretor da FPA e dirigente da CONEN - Coordenação Nacional das Entidades Negras, Flávio Jorge Rodrigues da Silva sobre as ações do movimento negro na conjuntura das eleições municipais e da crescente violência contra a população da periferia.

Debate sobre cotas raciais na UFRN marca Dia da Consciência Negra

A reserva de cotas étnico-raciais no Vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi debatida em audiência pública, no plenarinho da Assembleia Legislativa (AL), na tarde desta terça-feira, 20, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. A iniciativa de discutir o tema foi do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Ascensão social faz aumentar casos de racismo em shoppings e universidades

Pessoas negras enfrentam discriminação e preconceito em ambientes antes frequentados apenas por brancos,

Livro: O Negro e o Socialismo

Neste volume da coleção Socialismo em Discussão é abordada a relação nem sempre tranqüila entre as esquerdas e a questão racial, e como isso afeta os partidos e o movimento negro. Disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da Fundação Perseu Abramo

Conheça a pesquisa "Discriminação racial", de 2003

Esta pesquisa é fruto de parceria entre as Fundações Perseu Abramo e a alemã Rosa Luxemburg Stiftung. É uma realização do Núcleo de Opinião Pública da FPA, sob a coordenação dos sociólogos Gustavo Venturi e Marisol Recamán.

Números mostram avanços na redução da desigualdade racial

Setenta e cinco por cento dos 36 milhões de brasileiros que foram incluídos, na última década, na classe média no Brasil são negros. Isso significa que a participação da população negra na classe média subiu de 38% em 2002 para 51% neste ano. Aliado a esse fato, a desigualdade salarial entre brancos e negros no País e a exclusão dos afrodescendentes no mercado de trabalho apresentaram um declínio nos últimos anos.

Nota oficial da UNE em defesa da Política de cotas e por sua implementação com qualidade e assistência estudantil

UNE comemora aprovação da Lei de Cotas e quer políticas de assistência estudantil para garantir permanência do estudante na universidade. A presidenta Dilma Rousseff sancionou no dia 30 de agosto a Lei de Cotas (lei 12.711/2012), que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas.

Consciência negra: Flavio Jorge fala sobre desafios do governo Dilma no combate ao racismo

Flávio Jorge Rodrigues da Silva, diretor da Fundação Perseu Abramo e membro da direção da Coordenação Nacional das Entidades Negras - CONEN aborda, nesta entrevista concedida ao portal FPA, os desafios que o governo da presidenta Dilma Rousseff enfrentará para garantir o combate ao racismo e avançar nas políticas de promoção da igualdade racial.

A violência contra jovens negros no Brasil

A cada nova divulgação dos dados sobre homicídios no Brasil a mesma informação é dada: morrem por homicídio, proporcionalmente, mais jovens negros do que jovens brancos no país.

Sim à inclusão social

Por Ana Rita. Ao aprovar o projeto que trata das cotas étnico-raciais e sociais no dia 7 de agosto, o Senado Federal mostrou o quanto está maduro para discutir e aprovar propostas que, apesar de causarem indignação nos setores mais conservadores da nossa sociedade, fazem justiça social e colocam fim a décadas de atraso.

Artigo: Narrativas das juventudes, e suas inventividades – por Allan Borges

O desafio de pensar espaços de juventude de modo amplo, crítico e inovador mobilizou a Superintendência de Estado de Políticas Públicas para a Juventude – RJ criada em janeiro de 2007 a criar no ano de 2009 após a I Conferência Estadual de Juventude o primeiro Centro de Referência da Juventude - CRJ, localizado na comunidade do Aço em Vila Paciência/Sta. Cruz.

Mano Brown fala sobre a atitude da polícia diante das juventudes negras, rappers, funkeiras

Mano Brown demorou a se manifestar, mas foi preciso. Disse que não estava ali para falar de cultura, mas de extermínio. Usou o termo para qualificar a atitude das polícias sob direção tucana diante das juventudes negras, rappers, funkeiras.

HQ: João Candido: 2010 - Centenário da Revolta da Chibata

O lançamento desta publicação se soma às várias iniciativas dos militantes negros e do Estado brasileiro com relação a João Cândido e sua família. Irmanadam a militância negra, ao recuperar e exaltar a memória do "Almirante negro" João CândidoFelizberto, se reencontra consigo própria e com sua história.

Linha do tempo sobre "O Movimento Negro e a resistência popular em busca da cidadania"

Publicado em: 
3 Outubro, 2012

A linha do tempo, que apresenta cronologicamente acontecimentos relacionados com o histórico do movimento negro no Brasil, é parte do conteúdo da Jornada Nacional de Formação para o Combate ao Racismo.

Combate ao Racismo: se você é do PT, essa Jornada é para você!

Publicado em: 
22 Novembro, 2012

Novos vídeos com depoimentos e conteúdos estão disponíveis para todos(as) filiados(as) do PT na área restrita do Portal ENFPT.

Líderes da Revolta dos Búzios são entronizados como heróis no Panteão da Pátria

A Lei 12.391 determina a inscrição dos nomes dos líderes da Revolta dos Búzios – Lucas Dantas de Amorim Torres, Luís Gonzaga das Virgens e Veiga, Manoel Faustino Santos Lira e João de Deus do Nascimento – no Livro dos Heróis Nacionais, conhecido como o “Livro de Aço do Brasil”.

Presidenta Dilma sanciona Lei de Cotas Sociais

A presidenta Dilma Rousseff sancionou no dia 29 de setembro, a Lei de Cotas Sociais, que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas.

Benedita da Silva rebate editorial da Folha de S.Paulo contra cotas raciais

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) criticou, em plenário, o editorial: Cota de Populismo divulgado, no último sábado (13) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Ações afirmativas: Militância da JPT avalia sistema de cotas nas universidades

“Falar de cotas é falar da superação, não só do racismo, mas a superação de um novo momento que o nosso país enfrenta".

Mais conteúdos sobre o tema

Clique aqui e leia outros conteúdos selecionados sobre o tema.