O Partido dos Trabalhadores é pioneiro na defesa da participação feminina no PT e nos demais espaços de poder e direção do País. Exemplo disso foi a conquista da paridade de gênero, aprovada com comoção pela maioria indiscutível do partido no 4º Congresso Nacional do PT. Essa vitória garantiu que direções, delegações, comissões e cargos em funções específicas de secretarias sejam compostos por 50% de mulheres. Para homenagear essa e outras conquistas, além da luta histórica das mulheres, o Em Pauta traz uma edição especial no mês das mulheres, com artigos e notícias sobre a participação feminina na política e na sociedade brasileira. Confira!

Políticas públicas e combate ao preconceito marcam debates de Encontro de Mulheres

Com o objetivo de debater a importância do planejamento na administração pública, o modo petista de governar e legislar, além de conhecer e discutir os programas do Governo Federal que podem ser desenvolvidos nos diversos municípios brasileiros, a Secretaria Nacional de Mulheres realiza em Brasília o Encontro Nacional de Mulheres Eleitas pelo PT.

Governo lança Programa Mulher, Viver sem Violência

O governo federal lançou hoje (13) o Programa Mulher, Viver sem Violência. O programa prevê a construção de centros chamados Casa da Mulher Brasileira, que integrarão serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimentto, abrigamento e orientação para o trabalho, emprego e renda em todas as 27 capitais brasileiras.

Ministra defende PEC que amplia licença-maternidade para todas as trabalhadoras

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, na próxima sexta-feira (8), a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, disse que o Parlamento brasileiro dará um passo à frente caso aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/07. O texto, que prevê licença-maternidade de 180 dias a todas as trabalhadoras do país, deve ser votado na tarde de ontem (5) pelo plenário da Câmara dos Deputados.

80 anos do direito de voto feminino no Brasil

No dia 24 de fevereiro de 2012, o Brasil comemora os 80 anos do direito de voto feminino. As mulheres passaram a ter o direito de voto assegurado pelo Decreto nº 21.076, de 24/02/1932, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Esta conquista, porém, não foi gratuita.