No mês de abril, a Escola Nacional de Formação do PT preparou um Em Pauta especial sobre a questão indígena no Brasil, destacando a pesquisa “Indígenas no Brasil – Demandas dos povos e percepções da Opinião Pública”, realizada pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com a fundação alemã Rosa Luxemburg Stiftung em 2010 e 2011. Além disso, foram selecionados artigos, entrevistas e notícias relevantes sobre os povos indígenas brasileiros. Confira todos os conteúdos e faça o download dos capítulos da pesquisa! Jajo topata!

Dia do Índio: indígenas querem ser ouvidos sobre políticas públicas

As lideranças indígenas do Brasil aproveitaram o Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril, para chamar atenção para o acirramento das disputas em terras indígenas, o que tem resultado no aumento da violência contra as comunidades e na elevação do número de assassinatos dentro das comunidades.

Conflitos, terra e sustentabilidade


O grau de urbanização de Rondônia é um dos menores da região amazônica, mas com a maior densidade demográfica, ou seja, uma boa parte da população rondoniense ainda está na área rural e representa baixo índice de pobreza extrema, fenômeno mais presente entre ribeirinhos e na periferia das cidades.

Dia do Índio. Qual sociedade é composta por selvagens?

Criança branca pintada de índio em escola de classe média alta é hype. Criança índia desterrada esmolando no semáforo é kitsch. Índio só é fofo se vem embalado para consumo. Nesta terça, 19 de abril, é Dia do Índio. Data boa para lembrar qual sociedade é, de fato,...

Grupos sociais vítimas de intolerância


A pesquisa Indígenas no Brasil, assim como outros estudos realizados pelo Núcleo de Opinião Pública, indica que, espontaneamente, os portadores de vícios são o tipo de pessoa que a população brasileira menos gosta de encontrar.

Capítulo 2 – Saída da aldeia

Problemas econômicos (68%), interação social (31%), (positiva – juntar-se a família, casamento, etc – 23% e negativa 10% – conflitos, mortes, etc), educação (27%), uso da terra, marcado por conflitos ou falta de terra para plantar, além de saúde (13%, ambos), são as principais razões que fazem os indígenas saírem de suas aldeias.

Capítulo 10 – Meio ambiente e os povos indígenas

A maior parcela da população brasileira (77%) acredita que a maneira como os indígenas produzem protege e não agride a natureza e o meio ambiente, 1 a cada 10 entrevistados acha que depende, as vezes protegem, noutras agridem o meio ambiente e somente 4% consideram que a forma como os indígenas produzem agride igualmente o meio ambiente.

Capítulo 10 – Saúde indígena

Quando precisam tratar da saúde mais da metade dos indígenas que moram nas cidades vão à postos de saúde ou hospitais da região, pouco mais de um terço (35%) recorrem a chás, ervas e rezas dos pajés e da medicina tradicional, 18% procuram profissionais da saúde capacitados a lidar com indígenas e 5% a FUNASA.

Capítulo 11- Recursos e subsistência dos povos indígenas

Pelo que a maior parte da população sabe (71%) os povos indígenas produzem só para seu consumo imediato; 21% acham que sua produção é para gerar renda e 3% acreditam que produzem tanto para consumo imediato quanto para gerar renda.

Indígenas estão presentes em 80,5% dos municípios brasileiros, diz IBGE

Dados do Censo 2010 apontam que os indígenas estão presentes em 80,5% dos municípios brasileiros – um total de 4.480 cidades, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações mostram que, em 2010, os indígenas estavam mais espalhados pelo território nacional do que em 2000, quando essa população estava presente em 63,5% dos municípios brasileiros.

Conhecimento sobre os povos indígenas no Brasil

A população brasileira é bastante desinformada acerca dos povos indígenas que habitam o Brasil. Quase dois terços (61%) não soube responder quantos povos indígenas existem no Brasil hoje, 12% disseram que há menos de 10 povos indígenas no Brasil, 13% disse ter mais de 10 a 50 povos indígenas e outros 12% mais de 50 povos.

Experiência de discriminação devido a raça, cor ou etnia

Quase metade dos indígenas urbanos (45%) já se sentiu discriminado devido à sua raça, cor ou etnia. Entre a população nacional a discriminação atinge 11%. 30% dos indígenas afirmam que este é um comportamento recorrente (18% de vez em quando, 6% quase sempre e 6% sempre); entre a população nacional 4%, 1% e 1%, respectivamente).