s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta: Combate ao Racismo

Notícias

Prefeitos eleitos de Minas Gerais querem implementar políticas de igualdade racial

22 de novembro de 2012

Publicado no site da SEPPIR em 19/11/12

Um grupo de prefeitos eleitos do PT de Minas Gerais, das regiões Norte, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, foram recebidos pela Ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, na quarta-feira (14/11). Liderados pelo deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG), os novos chefes do executivo municipal buscam conhecer as políticas do governo federal para implementá-las nos seus municípios.

A ministra Luiza Bairros explicou que os municípios devem integrar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir) para acessar recursos federais e executar políticas direcionados à área.

A agenda quilombola despertou especial atenção dos novos prefeitos, segundo os quais em função do grande volume de demandas reprimidas do segmento. Entre os temas, o mais comentado diz respeito ao eixo do Plano Brasil Quilombola (PBQ) ligado ao Direito à Terra. Sobre isso, a ministra lembrou o encontro de institutos estaduais de terra, programado para 2013 e o seminário integrado do PBQ que, em Minas Gerais, será realizado no início do próximo ano.

Os seminários têm o objetivo de inserir a questão das comunidades remanescentes de quilombos nas pautas dos gestores públicos municipais e estaduais. Durante o encontro, são discutidas ações voltadas para o direito à terra, saúde, educação, incentivo ao desenvolvimento local, assistência social das famílias quilombolas e segurança alimentar e nutricional, além de se estabelecer um diálogo com as comunidades sobre a importância de sua participação na formulação das políticas públicas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *